The Death of Expertise – Tom Nichols

expertMuitas pessoas pensam que democracia significa igualdade de opinião. Como se todas opiniões, em todos os campos ou assuntos, fossem igualmente boas ou válidas. Mas, democracia é apenas igualdade política, em que cada voto tem o mesmo valor.

Tom Nichols analisa como esta confusão é uma real ameaça à democracia no envolvente livro “The Death of Expertise” (A morte do especialista) e reafirma a necessidade dos especialistas informarem a sociedade.

Hoje todos sabem de tudo. Se não sabe, é só “dar um google”, não? A explosão e a facilidade de acesso à informação geram a impressão nas pessoas que todos podemos ser especialistas. Compreender a medicina, o aquecimento global, a origem da vida, é apenas uma questão de acesso a informação… Mero engano, compreensão profunda e consistente de assuntos complexos não é uma tarefa fácil.

No livro, Nichols analisa a questão do acesso, com a internet abundante, mas também o novo jornalismo baseado nas falsas notícias, as cansativas conversas com os pseudo-cientistas do dia-a-dia e até o cúmulo do consumismo: transformar alunos de universidades em clientes, que sempre tem razão!

É uma ótima leitura para os especialistas, pois mostra que não estamos sós! Uma sociedade complexa precisa de especialistas. Lembre-se disso da próxima vez que precisar pilotar um avião, operar o apêndice ou construir uma casa. Não vai rolar “dar um google”!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *