Ética em neurotecnologia

braincirc

É bastante pertinente a discussão de questões éticas relacionadas às combinações de avanços em neurociências com tecnologias de inteligência artificial. Pelo menos quatro destas questões são abordadas no estimulante comentário publicado há alguns meses na revista Nature: privacidade, auto-determinação, igualdade social e aprimoramento mental.

Programas científicos são diferentes de equipamentos de laboratório

pillarsInteressante postagem e artigo do Konrad Hinsen sobre reproducibilidade de pesquisa computacional. Sua discussão, um tanto epistemológica, atualiza a idéia bem disseminada que ciência é baseada em dois pilares, experimento e teoria. Hinsen prefere dizer que observações e modelos, são os verdadeiros pilares e, portanto, simulação computacional é apenas um experimento com modelos. Leia a postagem completa aqui.

Créditos por um trabalho científico

author
Pesquisa científica é cada vez mais realizada em equipe. Quando a comunicação dos resultados obtidos na pesquisa envolve a publicação de um artigo, muitas vezes é difícil identificar qual a contribuição de cada autor para o trabalho. Isto é importante, por exemplo, porque avaliações do desempenho dos pesquisadores são baseadas em suas publicações.

Leia mais

The Death of Expertise – Tom Nichols

expertMuitas pessoas pensam que democracia significa igualdade de opinião. Como se todas opiniões, em todos os campos ou assuntos, fossem igualmente boas ou válidas. Mas, democracia é apenas igualdade política, em que cada voto tem o mesmo valor.

Leia mais

Mindwise – Nicholas Epley

MindwiseAssim como o livro anterior que revisei, este é mais um texto na área de psicologia sugerido pela revista Science. Mas as semelhanças terminam aqui. Mindwise é sobre leitura da mente, intuição, ou como percebemos o que as outras pessoas pensam e sentem.  Não é um texto raso, não traz receitas prontas, muito menos trata de um tema paranormal. Leia mais

Mindware – Richard E. Nisbett

MindwareDurante minha graduação questionava se existiam ferramentas cognitivas para melhorar o raciocínio e o aprendizado. Não me lembro de ter encontrado um manual com respostas diretas e acredito que tenha desenvolvido esquemas de pensamento internamente, a partir de inúmeras e variadas leituras. Leia mais

Puzzles da SuperInteressante

puzzle1Digitalizei e pretendo publicar aqui alguns antigos puzzles (jogos, charadas, etc) criados pelo Luiz Dal Monte Neto e publicados originalmente há mais de 20 anos na revista Superinteressante.
Leia mais

Delfim Netto e o trabalho

Costumava ter um certo preconceito contra o Delfim. Não sei direito porque (como todo preconceito), provavelmente pelo seu cargo de ministro durante a ditadura. Porém, ultimamente, tenho apreciado seus textos semanais na Carta Capital. Nesta semana, ele escreveu uma frase genial, que condensa algo fundamental sobre o trabalho:

O homem, ao construir o mundo com seu trabalho, exerce uma pressão seletiva no sentido de aumentar a sua liberdade de expressão. Há uma evolução civilizatória e quase biológica que amplia o altruismo e a solidariedade social, exatamente porque a cooperação é mais produtiva e libera mais tempo para a expressão criativa do homem.

Leia mais