Mindware – Richard E. Nisbett

MindwareDurante minha graduação questionava se existiam ferramentas cognitivas para melhorar o raciocínio e o aprendizado. Não me lembro de ter encontrado um manual com respostas diretas e acredito que tenha desenvolvido esquemas de pensamento internamente, a partir de inúmeras e variadas leituras. No entanto, a breve revisão que li na revista Science sugeriu que este livro, Mindware, poderia trazer novas dicas.

Escrito por um psicólogo comportamental, o livro aborda conceitos razoavelmente conhecidos: Mostra o uso de inferência; comenta o papel do inconsciente na resolução de problemas (lembrou-me dos textos do matemático Poincaré); introduz conceitos de microeconomia talvez úteis para tomada de decisões; analisa casualidade e critica o uso indiscriminado de correlações; enaltece experimentos comparativos; distingue o raciocínio ocidental e individualista do oriental e dialético; e termina discutindo epistemologia, citando Popper, Lakatos, e companhia.

O texto é razoavelmente fluido e ilustrado por várias anedotas. No entanto, a profundidade das discussões é rasa. Pareceu-me que uma leitura dos parágrafos finais de cada capítulo, que sintetizam seu conteúdo, seria suficiente para absorver o que há de relevante no livro. Assim, talvez o mérito de Mindware é justamente organizar e nomear conceitos cognitivos úteis mas comuns, como em um manual para iniciantes.

One Comment

  1. Pingback: Mindwise – Nicholas Epley | Bioquímica e Biofísica Computacionais

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>