Informações introdutórias – QBQ5782

Observações iniciais sobre o curso:

  • O objetivo do curso é introduzir aos alunos as teorias e os conceitos fundamentais dos métodos de simulação molecular. Não é um curso apenas de caráter prático ou para aprender a “rodar” programas. Espera-se que ao final do curso, os alunos terão bases conceituais para utilizar outros programas de simulação molecular do seu interesse, assim como preparar diferentes tipos de simulações e analisar seus resultados criticamente.
  • Seguiremos aproximadamente o conteúdo apresentado na 2a edição (de 2007) do livro “A Practical Introduction to the Simulation of Molecular Systems” escrito pelo Martin J. Field, Cambridge University Press, 2007. Diversas bibliotecas da USP (IQ, IF, EP, IQSC, etc) possuem cópias impressas.
  • Sugerimos que os alunos interessados em cursar a disciplina consultem este livro para conhecerem mais sobre o conteúdo e o nível esperado da disciplina.
  • Exemplos e exercícios práticos da disciplina serão executados principalmente com o programa pDynamo, que utiliza a linguagem Python e é apresentado no livro citado acima. Logo, o curso será melhor aproveitado se o aluno possuir alguma experiência em Python ou em outra linguagem de programação em nível introdutório. Experiência com o sistema operacional Linux também é recomendada.
  • A parte prática e os exercícios do curso deverão ser realizados pelos alunos idealmente em seus próprios laptops ou computadores. Pretendemos disponibilizar um computador em nosso laboratório para os alunos que não tiverem seus próprios recursos.
  • Avaliação será feita por um trabalho (50% da nota final) e a média dos exercícios propostos ao longo do curso (outros 50% da nota);
  • Acreditamos que alunos graduados (bacharelado) em Química tem os pré-requisitos necessários para acompanhar o curso. Graduados em Física deverão ter conhecimentos pelo menos de uma disciplina de graduação de bioquímica (estrutura e química de biomoléculas) ou química orgânica. Graduados em cursos da área de Biológicas deverão ter conhecimentos pelo menos de disciplinas de física (V, estrutura da matéria) e físico-química (termodinâmica e cinética química), caso contrário terão bastante dificuldade em acompanhar o curso.
  • Alunos de outras universidades também podem se matricular e obter os créditos como alunos especiais, vejam mais informações aqui.

Alunos interessados e ainda com dúvidas sobre a disciplina, sintam-se a vontade para conversar a respeito com o docente pelo e-mail garantes (at) iq.usp.br, telefone (11) 3091-3848 ou pessoalmente (sala 915, IQ).

Comments are closed